Engenharia Eletrônica - Física (Universidade Federal do Pará - UFPA).
Engenharia de Produção Petróleo (Universidade Petrobras - UP).
Engenharia de Produção (Universidade Federal Fluminense - UFF).
PETROBRAS – CENPES (25 anos). OGX. OGPAR. DOMMO. REPSOL. QUEIROZ GALVÃO. SONANGOL. PETRORIO. ENAUTA
Prof. Física (UFPA), Prof. de Programação (UNIESP, Universidade Gama Filho – UGF), Prof.de Engenharia de Produção (UNIESP). Prof. de Engenharia de Petróleo (UGF).
Consultor de Reservatório e Garantia de Elevação/Escoamento na Enauta e Petrorio
CENTRO UNIVERSITARIO UNICARIOCA
O propósito destes vídeos é apresentar de maneira prática e didática as principais propriedades petrofísicas das rochas reservatório, tanto para iniciantes como para quem deseja fazer uma rápida recapitulação dos conceitos básicos. Em algumas situações, o rigor dos conceitos serão amenizados, com o objetivo de tornar o vídeo didático, principalmente para os iniciantes, sem prejuízo da fundamentação teórica dos conceitos envolvidos. Também não é o propósito deste vídeo tratar de casos específicos e complexos que precisam de conhecimentos mais avançados. Veja a seguir o conteúdo de cada módulo.
Origem do petróleo. Tipos de rocha. Formação do petróleo. Rocha geradora, rocha reservatório, migração e rocha selante. Sequência de eventos geológicos para acumulação de petróleo.
Composição química do petróleo e gás natural. Propriedades da fase óleo: densidade, API, razão gás-oleo (RGO), gás em solução no óleo, razão de solubilidade (Rs), pressão de saturação, fator volume de formação óleo (Bo), viscosidade. Propriedade da fase gás: densidade, fator de compressibilidade (z), fator volume de formação gás (Bg). Àgua associada a produção de óleo: água de formação, água injetada, sais em solução da água de formação.
Porosidade. Fatores que influenciam a porosidade. Porosidade média. Saturação de fluidos. Saturação média. Compressibilidade das rochas. Relação entre compressibilidade e porosidade. Compressibilidade total da formação. Fundamentos de testemunhagem. Determinação experimental da porosidade. Determinação experimental da saturação de fluidos. Exemplos numéricos. Tarefas de fixação de conhecimentos.
Permeabilidade absoluta. Lei de Darcy. Aplicações da lei de Darcy: Fluxo linear horizontal permanente, fluxo linear inclinado permanente, fluxo radial permanente. Combinações permeabilidades série e paralelo. Determinação experimental da permeabilidade absoluta (Efeito Klikenberg). Fatores que influenciam a permeabilidade absoluta. Permeabilidade horizontal e vertical. Interação rocha-fluido. Relação entre porosidade e permeabilidade. Equação de Kozeny-Carman. Tortuosidade. Garganta de poros. Coeficiente de variação Dykstra-Parsons. Coeficiente de Lorenz. Exemplos numéricos. Tarefas de fixação de conhecimentos.
Molhabilidade. Classificação dos reservatórios quanto à molhabilidade. Processos de embebição e drenagem. Saturação de água conata. Saturação de óleo residual. Molhabilidade original de reservatório. Determinação experimental da molhabilidade. Método USBM e Método de Amott-Harvey. Índices de molhabilidade. Fatores que influenciam a molhabilidade. Exemplos numéricos. Tarefas de fixação de conhecimentos.
Pressão capilar. Tensão interfacial e superficial, Equação de Young-Laplace. Ascensão capilar. Pressão de deslocamento. Zona de transição água-óleo e óleo-gás. Determinação experimental da pressão capilar (método da membrana, injeção de mercúrio e centrífuga). Características das curvas de pressão capilar. Histerese capilar. Conversão de dados de laboratório para o reservatório. Relação entre curvas de pressão capilar e permeabilidade. Função J de Leverett. Exercícios numéricos. Tarefas de fixação de conhecimentos.
Permeabilidade efetiva. Conceitos básicos de permeabilidade relativa em duas fases. Curvas características de quando o fluido que molha desloca o fluido que não molha a rocha reservatório. Curvas características de quando o fluido que não molha desloca o fluido que molha a rocha reservatório. Curvas permeabilidade relativa água-óleo. Curvas de permeabilidade gás-óleo. Razão de permeabilidades relativas. Determinação experimental das curvas de permeabilidade relativa nos processos de embebição e drenagem. Limitações experimentais. Fatores que influenciam as curvas permeabilidade realtiva. Principais correlações usadas para determinar as curvas de permeabilidade relativa. Derivação da curva de permeabilidade relativa a partir da pressão capilar. Exercícios numéricos. Tarefas de fixação de conhecimentos..
Copyright © 2024 phasetech-consultoria – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por GoDaddy